Vivendo o ápice do desenvolvimento tecnológico , encontramos as comunidades virtuais, consideradas um instrumento impulsionador e fundamental nesse avanço, pois permite romper diversas fronteiras o que diminui a distancia entre as pessoas no espaço virtual estabelecendo relações através de interesses em comum, tornando possível uma troca permanente de experiências e informações.
Existe uma diversidade de comunidades, indivíduos que fazem parte de uma rede social é parte ativa dentre elas, e possivelmente o que os atrai a essa inserção é a semelhança com a comunidade tradicional, há na virtual também uma interação entre os diversos elementos, também é possível oferecer apoio em momentos críticos da sociedade, assim como trabalhar em conjunto para o alcance de objetivos.
São inúmeros os benefícios das comunidades virtuais na vida contemporânea, seria necessário um estudo permanente para poder enumera-los e quantificar o seu grau de importância, há uma ressalva que deve preceder e permear essas relações dentro dessa comunicação emergente, dentre elas o repeito mútuo como prioridade, e a seleção de seus conteúdos diante da diversidade daquilo que é oferecido.
Sirana, já exitem muitos estudos sobre comunidades virtuais. Precisamos é estudá-los e discuti-los. Seguem alguns exemplos, tendo a Raquel Recuero como referência, mas existem muitos outros. http://www.raquelrecuero.com/seminario2005.pdf, http://www.raquelrecuero.com/teorica.htm, http://www.raquelrecuero.com/teseraquelrecuero.pdf, http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/com_virtuais.pdf.
ResponderExcluirAbraço